Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Capítulo 8: Acordes com 7ª



Existem notas que além de serem formados pela PRIMEIRA, TERÇA e a QUINTA são formados também pela SÉTIMA. Estes acordes são chamados de Acordes com 7ª. Neste capítulo aprenderemos a fazer os acordes com 7ª apartir das tabelas dos capitulo 4 e 5.

Para acharmos a sétima menor de uma nota devemos pegar a primeira (que é sempre ela própria) e diminuir um tom inteiro e para charmos a 7ª Maior (Ex. D7M) pegamos a primeira e diminuimos 1/2 tom!

Portanto a notação é:

X7 - Leia X com 7ª menor ou apenas, X com sétima
X7M - Leia X com 7ª maior.

Por Exemplo:

A7 (La com 7ª), pegamos o próprio Lá (nota), que é a primeira de A (acorde) e diminuimos 1 tom inteiro.
ou seja, o A era formado por, La, Do e Mi daí pegamos a primeira de A que é Lá e diminuimos 1 tom, então A7 é formado por Sol, Do e Mi.

Por que pegar a primeira e diminuir 1 tom para achar a sétima menor, qual é a lógica?

Muito simples, um acorde com sétima é formado pela TERÇA, QUINTA e a SÉTIMA, para encontrarmos a sétima, é mais fácil você pegar a OITAVA e diminuir 1 tom inteiro, não é mesmo? É, exatamente o que nós fizemos, lembra que a 1ª a a oitava são iguais! Baixamos direto da primeira porque já sabemos que a primeira de qualquer nota é ela mesma! 


Vamos a outro exemplo: 
 
Como achar D7 (Ré com 7ª)?

Primeiro passo: Quais as notas que formam D?
Elas são: Ré, Fa# e Lá    (Consulte o capítulo 4 se tiver dúvidas)

Sabemos que a primeira de qualquer nota é ela mesma, então a primeira do acorde Ré é a nota Ré, então vamos achar a sétima diminuindo 1 tom da primeira. Ré - 1 tom = Dó

Então, D7 é formada por: Do, Fa# e Lá.
(Cuidado quando for diminuir 1 tom de Fa e Dó, pois Dó - 1 tom = La# e Fá - 1 tom = Ré#)
 

Podemos lembrar também todos os acordes se apresentam conforme as seguintes denominações:

  a) ACORDES CONSONANTES: Representam a série de acordes que ao serem tocados transmitem uma sensação repousante e harmoniosa. Geralmente são as "posições" mais fáceis de serem tocadas Portanto, nesta fase do curso, vamos usar principalmente estes acordes. 


      b) ACORDES DISSONANTES: Ao contrário dos anteriores, estes transmitem uma sensação mais tensa, mais chocante (dando a impressão de pouco harmoniosa).
Estes acordes são utilizados principalmente na execução da "Bossa Nova" e do "Jazz". Muitas vezes, quando estes acordes são tocados separadamente, transmitem uma sensação de "erro", porém, no contexto geral da música tornam-se agradáveis.

Podemos lembrar também que stes símbolos abaixo são utilizados para nomear acordes:

M ou + Lê-se maior
+5 "    com quinta aumentada
6 "      com sexta maior
7 "      com sétima (menor) - da dominante
7M "   com sétima - Maior
9 "      com nona - Maior
m "     menor
m6 "  menor com sexta
dim ou o " sétima diminuta
m7 "  menor com sétima
-9 " c om nona menor

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog